O sucesso do Expresso na Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social (DataPrev) pode ser traduzido em números. O órgão federal acaba de ultrapassar as 55 mil caixas de e-mail – que variam entre 200 megabytes e 5 Gigabytes de armazenamento. Ao todo, são 20 mil usuários acessando simultaneamente o servidor.
“A ferramenta é, com certeza, um grande case de sucesso”, afirmou o assessor do Departamento de Sustentação a Estrutura de TI, da DataPrev, Lucas Zinato. A história do órgão federal com o Expresso iniciou em 2004, da necessidade de uma solução que pudesse substituir e modernizar o sistema de correio: o Microsoft Exchange 5.5 – que na época encontrava tecnologicamente defasado e sem suporte do fornecedor.
A evolução natural para o Exchange 2003 resultaria em um investimento muito elevado em licenças de software, incluindo a implementação do Active Directory. Foi deste problema que iniciou o debate a respeito da migração para uma solução baseada em Software Livre. Dentre as soluções avaliadas na época, o Expresso Livre foi a que melhor se enquadrou aos recursos necessários pela Previdência, entre eles que:
- Suportasse um grande número de usuários simultâneas;
- Seguisse os padrões dos correios de mercado e definidos pela Internet;
- Fosse uma solução independente de fornecedor;
- Independência de plataforma utilizada para os servidores;
- e proporcionasse alta mobilidade para os usuários (entenda mobilidade não como sendo celular, lembre-se que o plano era utilizar somente Webmail e reduzir o suporte).
(Com informações da Assessoria da DataPrev)
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